segunda-feira, 22 de julho de 2013

O que um contador pode fazer por seu negócio?


Uma contabilidade adequada é muito relevante para a manutenção e para o crescimento de uma empresa. O objetivo de uma rotina contábil é ajudar o empreendedor a administrar seu negócio e permitir sua adequação às inúmeras obrigações acessórias exigidas pelos órgãos administrativos.
Atualmente, existem diversos modelos de softwares no mercado que atuam no controle dos diferentes aspectos da empresa, e mesmo assim, não substituem as funções deste profissional, um acompanhamento mínimo de um profissional que atua nesta área é aconselhável.
Algumas funções contábeis específicas serão administradas de forma mais enxuta se delegadas a um contador. Especificamente aquelas ligadas aos deveres que possui qualquer pessoa jurídica de informar os órgãos públicos seu faturamento, o recolhimento de seus tributos, sua apuração dos encargos previdenciários e até mesmo o cumprimento dos deveres trabalhistas que eventualmente o empreendedor possua.
Por este motivo, a contratação de um contador acaba sendo uma fonte de informação para que o empreendimento cresça seguro. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos.
O levantamento regular de balancetes pode propiciar uma visão mais clara de seu negócio, apesar de muitos empreendedores não terem grandes conhecimentos de finanças e planejamento. A contabilidade dá o norte ao empreendedor, indicando, por exemplo, quais custos estão elevados e o histórico do desempenho das contas.
O trabalho desenvolvido pelo contador pode facilitar o planejamento, a previsão dos custos, os encargos financeiros e tributários. A confiança no profissional é indispensável, sendo que um eventual equívoco cometido durante esta fase poderá causar inúmeros prejuízos tanto ao negócio quanto ao empresário.
Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário